top of page
bg_acervo_site_2025.png

I

em memoria

SUAS PALAVRAS SEGUEM TENDO A FORÇA DO SEU AMOR
Texto em memória de parcerias fundamentais que a UDES teve, Foquinha, também conhecida como Priscila Charpinel (em memória) que muito amamos. E de outros integrantes da UDES que deixam saudades: Maxwell Cardoso (em memória) e Adriano Henrique (em memória).

Priscila Charpinel - Foquinha

O projeto “Encontro de Danças Urbanas” nasceu em 2008 na cidade de Vitória-ES, quando alguns dançarinos e dançarinas tiveram uma percepção comum em relação à dança no seu estado; uma visão limitada da população em geral sobre as Danças Urbanas, seus conceitos e prática. 
 

Com o intuito de intervir de forma significativa nessa realidade, se organizaram e formaram uma “União de Dançarinos do Espírito Santo” (UDES) e logo decidiram encontrar um local para socializar esse conhecimento e praticar essas danças. Foi quando aconteceu, em 16 de maio de 2009 o primeiro E.D.U (Encontro de Danças Urbanas), organizado com o fim de esclarecer os diferentes estilos das danças urbanas, tanto de forma prática como teórica. 
 

Desde então, o projeto acontecia uma vez por mês na “Praça dos Namorados” (Praia do Canto, Vitória-ES), onde havia a feira cultural de comidas e artesanatos. Durante três horas, professores e professoras, dançarinos e dançarinas, e admiradores exibem suas performances espontâneas e improvisadas, interagindo uns com os outros sem classificações, competições ou julgamentos, simplesmente pelo prazer da dança. 


No decorrer do processo, o projeto se tornou um objeto de reflexão que foi trazendo um novo significado para aquele espaço público, revelando o papel que as artes empenham nesses locais. Uma praça aberta, situada em um ponto turístico da cidade, com a circulação de pessoas de diferentes classes sociais e faixas etárias, diferentes gêneros, etnias, vítimas muitas vezes de práticas ilícitas, agora sendo utilizada como palco de socialização, aceitação e não exclusão por meio da dança.


Neste ano de 2025, depois de 16 anos de vivência, se tornou perceptível a inquietação do grupo em ampliar suas fronteiras e compartilhar com outras cidades essa experiência, o que gerou o projeto “Acervo Encontro de Danças Urbanas”. A nova proposta traz a essência do projeto, porém, tem o intuito de expandir o evento em outros “cantos” da Grande Vitória, utilizando os espaços virtuais, valorizando os participantes e a excelência artística da dança capixaba, assim como, favorecendo os espaços de pesquisa e memória da trajetória das danças urbanas capixabas. 

       
Não poderíamos pensar neste projeto sem entender o significado da dança e sua importância para o ser que dança, para quem o assiste e para a cultura. Sendo assim, o ato de refletir e intervir dentro da cultura urbana por meio da dança nos aproximou deste movimento virtual e nos levará ainda mais perto desta realidade de pesquisadores e pesquisadoras desses movimentos afros diaspóricos, que durante tanto tempo foi marginalizada pela sociedade e que tanto carece de compreensão, apoio e de novas iniciativas.

A intenção em ampliar o projeto, também busca encurtar a distância que muitos participantes de outras cidades encontram para acessar informações sobre a história da dança urbana e as street dances capixabas. Ao oportunizar mais espaços para esta prática, o participante estará diante de uma informação mais acessível e próxima do seu contexto social. Não só promovendo a prática consciente, como também os incentivando a serem idealizadores de seus projetos.

 

Este texto de apresentação vem com o caráter ancestral, onde juntamos partes das escritas dos nossos projetos pessoais do EDU, escritos por Zênia Cáo, Yuriê Perazzini e Priscila Charpinel - Foquinha (em memória) desde os anos 2010 e readequamos para o momento atual, hoje, 28 de junho de 2025.

INMEMORIA

Maxwell Cardoso

Adriano Henrique

REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • Soundcloud
barralogbk0001.png
barralogbk0002.png
bottom of page